quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O que é o GETRAN?

GETRAN (GRUPO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO) é formado por estudiosos e pesquisadores, especialistas em Educação para o Trânsito, tem por objetivo desenvolver e implementar projetos educacionais para os usuários das vias públicas do Distrito Federal. Foi partindo de uma realidade triste do trânsito brasileiro, uma média de 40 mil mortes por ano e mais de 300 mil feridos com lesões permanentes, que nos vimos motivados a desenvolver um trabalho diferenciado para os usuários do trânsito e os futuros condutores de veículos automotores do Distrito Federal. Hoje, temos um processo de aquisição da CNH, concentrado em uma série de avaliações em um período muito curto de 60 dias, que tem se mostrado ineficiente, não educando o aluno para o trânsito, mas o condicionado para a sucessão de provas. Essa modalidade não atinge a demanda do contexto atual onde o condutor tem que atingir com plenitude uma dimensão técnica, que é o conhecimento sobre a máquina que irá operar e as normas que irão o orientar, e também a dimensão social, aquela que o torna responsável pela coletividade.

Um comentário:

  1. Depois de uma longa experiência com a Educação para o Trânsito, como Instrutor Teórico, comecei a me questionar sobre a eficácia do processo tradicional de habilitação, principalmente, por constatar que a maioria das pessoas chegam aos 18 anos e muitas vezes nunca tiveram a oportunidade de passar por um processo educativo para o trânsito, ou seja, viveram 18 anos como pedestre, ciclista, passageiro acreditando muitas vezes em mitos, como é o caso do usuário da bicicleta que acredita que deve andar em sentido contrário ao fluxo de trânsito para enxergar o veículo, mas desconhece a dinâmica do acidente, que terá consequências graves, pois físicamente a colisão frontal é mais danosa, pois as energias cinéticas dos dois corpos se somarão bem como suas velocidades.
    Quanto aos passageiros, acreditam que no banco traseiro não precisa usar o cinto, pois só é solicitado tal procedimento ao se aproximar de uma blitz gerando a cultura de que o uso deste equipamento tem a pura função de evitar multas.
    Como pedestre, se quer conhecem as regras de utilização das vias.
    Por isso temos hoje um motorista despreparado, porque quando chega ao CFC, aprende apenas como conduzir um veículo de forma precária e geralmente preocupados apenas com as provas. É o que a psicologia comportamental chama de condicionamento. Não existe preocupação com os demais papéis do homem no trânsito.
    Precisamos implementar com urgência o Capítulo VI da Lei n° 9.503/97, que trata sobre a educação para o trânsito nas escolas.
    Precisamos compreender que ao fazer educação para o trânsito estamos trabalhando contra a violência urbana que hoje é um problema cíclico, pois atinge á todos, independente de classes sociais.

    Coordenador do GETRAN
    Prof. Ricardo Leal.

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